Foto: https://pt.wikipedia.org/wiki/Hidekazu_Masuda_Goga
GOGA MASUDA
. Masuda Goga (増田 恆河, nome de batismo: Hidekazu Masuda 増田 秀一)[2] foi agricultor, comerciante, jornalista, escritor, pintor e poeta japonês, nascido em 1911, radicado no Brasil desde 1929.
Foi haicaísta e estudioso do haicai, compondo tanto em português como em japonês.
Seguidor de Nempuku Sato, mestre já falecido e responsável pela divulgação do haicai entre os imigrantes japoneses no Brasil.
Em maio de 1987, participou da fundação do Grêmio Haicai Ipê.
Em agosto de 1993, liderou a fundação do Grêmio Haicai Caleidoscópio, tendo em vista o estudo e a composição de haicais encadeados (renku).
Suas pesquisas sobre o haicai no Brasil remontam a 1936. Travou relações de amizade com os poetas Jorge Fonseca Júnior e Guilherme de Almeida, com quem trocava idéias sobre a composição do haicai, tomando como exemplo o modelo japonês.
No Japão, foi associado à revista "Yuki", de orientação tradicional, editada por Kôka Muramatsu. Em 2004, recebeu o "Masaoka Shiki International Haiku Prize", por seu esforço na divulgação do haicai.
Também foi pintor.
DIMENSÃO – REVISTA INTERNACIONAL DE POESIA. ANO XIX – No. 28/29 1999 Editor: Guido Bilharino. Uberaba/MG : 1999 No. 10 883
Exemplar da coleção de Antonio Miranda
Coaxada de rãs:
aragem úmida e moma
com jeito de chuva.
As nuvens douradas
flutuam no Pantanal:
— florada de ipê.
*
VEJA e LEIA outros HAIKAIS em nosso Portal:
http://www.antoniomiranda.com.br/haicai/haicai_index.html
Página publicada em setembro de 2024
|